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  • Rodrigo Freitas

Realidade Aumentada – o que é, e por que usar?


Vivemos uma época de grandes transformações e disrupções na maneira de conduzir os negócios e as atividades em geral. Essas mudanças ocorrem em função de melhorias de processos e de inovações de natureza tecnológica. Uma delas trata da Realidade Aumentada (RA). Ao contrário da Realidade Virtual, onde as pessoas simulam ações num ambiente virtual, a RA acontece no mundo real e de modo online.


Se você estiver em Paris e apenas apontar seu smartphone para o prédio de um teatro que achou bonito, a RA vai inserir na sua tela um resumo das informações relativas àquele teatro, quem o construiu, o ano e um histórico. Se você virar o celular para a padaria da outra esquina, vai mostrar-lhe os lanches disponíveis


A Iberdrola, uma multinacional europeia do setor energético, nota que a RA incorporou uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade. Cada vez mais demandada, essa tecnologia se converterá em um negócio que vai movimentar, em 2021, cerca de 120 bilhões de dólares no mundo. RA é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja “misturado” ao real, possibilitando maior interação e abrindo uma nova dimensão na maneira como nós executamos tarefas (www.iberdrola.com/inovacao/o-que-e-realidade-aumentada).


E por que investir em RA? “O primeiro motivo deve-se ao crescente número de acesso à web por dispositivos móveis. Segundo pesquisa divulgada pela IMS, 95% dos brasileiros que estão na web usam dispositivos móveis para se conectarem, sendo que muitas pessoas o fazem apenas através de smartphones. O segundo motivo está na versatilidade da tecnologia para marketing digital. Através da realidade aumentada o consumidor pode, por exemplo, saber o preço de uma mercadoria sem perguntar a um vendedor, ver dicas de como utilizar o produto que está pensando comprar, realizar campanhas para o lançamento de novos produtos ou serviços, dentre outros. O terceiro motivo está em seu preço. Por todos os benefícios que traz, a realidade aumentada é uma tecnologia acessível e, por isso, disponível para pequenas e médias empresas” (www.postdigital.cc/blog/artigo/o-que-e-realidade-aumentada-e-como-ela-funciona).


Um bom exemplo de utilização de RA associada a navegação com precisão, está contemplada nas soluções de tecnologia da INSIDER, a mais avançada plataforma de Realidade Aumentada em grande escala. Este produto oferece monitoramento em tempo real utilizando-se de IoT, dispositivos móveis, atualização de dados em tempo real e no local certo sem a necessidade de aquisição de hardwares e softwares como GPS, oferecendo novas formas de mapeamentos e navegação para encontrar as melhores rotas.


Alguns exemplos: uma gestão de ativos inteligentes em aeroportos, localização e navegação para o portão de embarque, encontrar anúncios e ofertas no trajeto, etc. Já no varejo, em shoppings, supermercados e lojas, o sistema auxilia na localização e navegação para um determinado produto, contendo todas as suas características técnicas e informações comerciais, e muitas outras funcionalidades.



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Autor:

Godo Rodolfo Goemann Jr. – Gestor de Portfólios de Projetos de Tecnologia; Sociólogo com foco nos impactos sociais das tecnologias. godogoemann@gmail.com

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