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  • marcosmuller156

Centralização de Atividades não é um CSC


Quando pensamos em montar um Centro de Serviços Compartilhados, a primeira iniciativa que vem à cabeça é que precisamos centralizar todas as atividades e que dessa forma, teremos um CSC operando. A centralização é sim uma grande alavanca de valor na criação de um CSC, entretanto, a centralização pura e simples de atividades não caracteriza a operação de um CSC (de acordo com as melhores práticas). Até porque, não são todas as atividades de uma organização que podem ser centralizadas.


Além da Centralização de Atividades, devemos observar outras alavancas de valor para que o CSC seja mais eficiente e capture melhor as sinergias desse novo modus operandi. É preciso observar que no projeto para montagem do CSC, atividades como mapeamento de processos, censo de atividades, desenho da cadeia de valor, restruturação da pirâmide, alavanca salarial, localização do CSC, criação da Central de Atendimento e o business case são fundamentais para a criação de um CSC completo e que gera valor real para o negócio. Contudo, sabemos que nem sempre temos o orçamento e o apetite operacional para fazer todo esse movimento. Então se você quer capturar minimamente os benefícios do CSC, sugerimos que se seja feito um rápido censo de atividades departamentais com os gestores dos macroprocessos (financeiro, TI, Contabilidade, Rh...) que desejam centralizar. Separe, então o que são atividades operacionais e/ou suporte das atividades analíticas e/ou estratégicas. Uma vez realizada a segregação dessas atividades, fará todo o sentido centralizar as atividades operacionais, para que estas sejam padronizadas, scriptadas e atendidas da forma mais eficiente possível. Após separadas as atividades que tem maior potencial de ganho de eficiência, ficará mais claro quais atividades podem ser centralizadas.


Para um roadmap de evolução de um CSC no qual a centralização é o primeiro passo, acreditamos que essas iniciativas podem ajudar. Na evolução desse modelo, partiríamos para a criação da Central de Atendimentos e da movimentação de pessoas, mas esses são assuntos para outros artigos.

Alexandre Azeredo

CIO | CTO | GERENTE DE TI | CONSULTOR | CONSELHEIRO | ADVISOR

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